São cinco os principais sistemas que garantem o funcionamento seguro do carro. À vista disso, o renomado Giovani Dadalt Crespani entende que é de suma importância que as pessoas conheçam mais sobre o sistema de freios, a fim de sempre realizarem manutenções preventivas no mesmo. Quer contribuir para um trânsito mais seguro? Continue lendo.
O que é o sistema de freio?
Segundo Giovani Dadalt Crespani, sócio-fundador do Grupo CPN, o sistema de freios de um veículo é uma ferramenta utilizada para provocar a interrupção do movimento do mesmo, tornando a circulação do automóvel mais segura no trânsito. Ele é acionado por um pedal no interior do automóvel ocasionando o travamento de suas rodas.
Portanto, esse sistema, que deve ser utilizado com o auxílio da embreagem, compreende um conjunto de itens que operam ao mesmo tempo para fazer o veículo parar ou reduzir a velocidade, quando o pedal de freio é acionado pelo motorista. Assim, as peças que o contemplam são os discos e pastilhas de freio, o tambor e as lonas.
Quais são os tipos de freio?
Ainda, como aponta o empresário Giovani Crespani, como todos os dispositivos, os sistemas de freios dos veículos sofreram uma evolução. Antigamente os freios convencionais causavam o travamento repentino na rotação da roda, podendo provocar riscos à segurança do trânsito. Desse modo, foram desenvolvidos outros tipos freios como o ABS, que trabalham reduzindo a velocidade da roda até esta parar, impedindo que o automóvel deslize ou capote.
Quando os freios são utilizados?
Logo, os freios são acionados pelo condutor em momentos como quando o veículo está em uma velocidade elevada e precisa diminuir para realizar uma curva ou manobra, para estacionar, ou para provocar a interrupção no movimento do veículo repentinamente (no farol vermelho ou para evitar um acidente).
Quais as vantagens do sistema de freio?
Além do mais, como indica o empreendedor Giovani Dadalt Crespani, existem diversas vantagens no veículo possuir um sistema de freios, como configurar maior segurança na circulação do trânsito, reduzir os riscos de acidente, facilitar a condução do mesmo, maior performance de frenagens e proporcionar maior durabilidade para os pneus (quando usado adequadamente), sendo fundamental manter sua manutenção em dia.
Para saber mais sobre os sistemas que compõem o seu carro, configurando segurança para você e para outras pessoas, acesse as redes do Grupo CPN, fundado por Giovani Dadalt Crespani:
https://www.instagram.com/postocpn/
https://pt-br.facebook.com/postocpn/
Já verificou seus freios hoje?