Compreenda quais são as ações do homem que impactam diretamente no meio ambiente

Florys Arutzman
Florys Arutzman
Julio Cesar Hintemann Filho

Muito se fala sobre os impactos ambientais, mas você sabe o que eles são? Segundo o empresário Julio Cesar Hintemann Filho, eles indicam os malefícios que prejudicam diretamente o meio ambiente, modificando negativamente o solo, a água, o ar e, até mesmo animais e vegetações. Grande parte dessas ações são realizadas pelo homem que, por uma série de questões, desencadeiam essas consequências. 

 

Além de destruir a natureza, o empresário Julio Cesar Hintemann Filho reforça que esses impactos prejudicam também a qualidade de vida humana, desencadeando doenças e outras mazelas devido a escassez de elementos da natureza essenciais para a manutenção da vida na Terra. Seja em ações de produção, fabricação, cultivo, descarte, consumo ou ganância, uma série de ações humanas prejudicam o meio ambiente.

 

Confira, a seguir, as principais ações do homem que impactam diretamente no meio ambiente:

  • Descarte irregular de resíduos

Para o empresário Julio Cesar Hintemann Filho, o descarte inadequado de resíduos provenientes de atividades industriais, agrícolas, de mineração e domiciliares é um dos grandes impactos ambientais ocasionados pelo homem. Isso porque, a maior parte desses detritos para em rios, enquanto o restante se acumula em aterros sanitários e lixões. Independente de qual seja o caso, o lixo produzido contamina a água e o solo, o que afeta diretamente as plantações e todos que a consomem. 

  • Atividade industrial

A atividade industrial é a principal responsável por produzir resíduos que contaminam o ar, as florestas, rios e seres que habitam a natureza — fauna, flora e seres humanos. A poluição desencadeada por esses detritos e componentes químicos prejudica o ambiente em diferentes esferas, sendo também o agente de formação das chuvas ácidas, que degradam a água, solo, animais e plantas aquáticas. 

 

  • Urbanização mal planejada

O crescimento acelerado das cidades fez com que, nem sempre, o planejamento urbano fosse realizado de maneira estratégica. O empresário Julio Cesar Hintemann Filho acredita que a retirada de parques e áreas verdes para a construção de prédios, fábricas e casas é um dos principais impactos ambientais ocasionados pelo homem. 

  • Atividade mineradora

A atividade mineradora, em especial, os garimpos irregulares causam uma série de contaminações em rios, lagos e no solo por conta do mercúrio. Mas, além disso, as grandes mineradoras também são responsáveis pela abertura de crateras no solo, o que elimina áreas verdes e destrói a paisagem ambiental da região. 

  • Exploração de recursos naturais

Por fim, a exploração de recursos naturais é uma das principais ações alarmantes do homem. Para o empresário Julio Cesar Hintemann Filho, um bom exemplo é o petróleo, apesar de que o mesmo pode ser visto com o desmatamento desenfreado da floresta amazônica, pantanal e cerrado, grandes áreas verdes cada vez mais prejudicadas devido ao plantio de soja e criação de gado. 

 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *