Reino Unido anuncia que acolherá até 20 mil refugiados afegãos

(ANSA) – O governo britânico anunciou nesta terça-feira(17) que está pronto para receber até 20 mil refugiados afegãos “a longo prazo”, com autorização de residência permanente.

O anúncio foi feito pelo Ministério do Interior do Reino Unido na véspera de uma reunião de emergência do Parlamento sobre a crise no Afeganistão causada pelo retorno do Talibã ao poder.

“Temos uma dívida com todos os que trabalharam para nós para tornar o Afeganistão um lugar melhor nos últimos vinte anos. Muitos deles, especialmente as mulheres, precisam urgentemente de nossa ajuda”, afirmou o primeiro-ministro Boris Johnson, citado no comunicado.

A iniciativa prevê o acolhimento de 5 mil pessoas “ameaçadas pela atual crise”, em particular mulheres, meninas e minorias religiosas, que podem ser alvos de perseguição do Talibã, ainda neste ano.

Na nota, Johnson diz estar “orgulhoso de que o Reino Unido tenha sido capaz de criar este caminho para ajudá-los, com suas famílias, a viver em total segurança no Reino Unido”.

Leia também:
Reino Unido vai permitir a entrada, sem passaporte, de afegãos fugindo do Talibã

O cronograma exato não foi divulgado, mas é inspirado em um programa feito para acolher refugiados sírios de 2014 a 2021, período que o país recebeu 20 mil cidadãos.

O plano complementa o esquema existente para intérpretes e outros funcionários que trabalharam para o Reino Unido. No entanto, o governo britânico reconhece que os aspectos práticos de tirar as pessoas do Afeganistão serão consideravelmente mais complicados por causa da extensão do controle do Talibã, já que ninguém sabe até que ponto o grupo extremista permitirá que as pessoas deixem o país asiático.

A ministra do Interior do Reino Unido, Priti Patel, disse que o governo sempre apoiará todos que necessitarem no mundo, principalmente “quando fugirem da perseguição ou opressão”. “Nosso país tem uma história orgulhosa de oferecer santuário aos necessitados”, disse ela.

Até o momento, 520 cidadãos britânicos, entre diplomatas e ex-funcionários afegãos, deixaram o Afeganistão em voos do Reino Unido desde o último fim de semana.

Quer atingir de uma vez por todas a consistência na Bolsa? Assista de graça ao workshop “Os 4 Segredos do Trader Faixa Preta” com Ariane Campolim.

The post Reino Unido anuncia que acolherá até 20 mil refugiados afegãos appeared first on InfoMoney.