Tudo acaba um dia, diz Bolsonaro em recado a Maia

Jair Bolsonaro, presidente da República (REUTERS/Ueslei Marcelino)

BRASÍLIA – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mandou um recado ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), dizendo para o deputado “ser feliz” e que “tudo acaba um dia”.

Bolsonaro, que tem Maia como um dos seus principais inimigos políticos, foi instado por um apoiador a mandar um recado a Maia, em conversa na saída do Palácio da Alvorada, na manhã desta segunda-feira.

“Seja feliz. Tudo acaba um dia. Meu mandato vai acabar um dia. Nós devemos nos preparar para este momento aí”, disse Bolsonaro.

Maia e o presidente estão em lados opostos na disputa pela presidência da Câmara que acontece nesta segunda. Enquanto Maia patrocina a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), Bolsonaro trabalha e já declarou apoio explícito a Arthur Lira (PP-AL).

Nessa disputa, Bolsonaro e Lira estão a frente. Nesse final de semana, Maia perdeu o apoio de seu próprio partido. Com a bancada do DEM rachada, a direção da legenda decidiu liberar a bancada, o que tirou força de Maia dentro de sua própria sigla.

Bolsonaro aposta em uma vitória de Lira para aumentar sua influência no Parlamento e ser capaz de desengavetar pautas polêmicas que tratam de costumes, como liberação das armas, que animam sua militância mas eram restringidas por Maia.

Aliança

A retomada das pautas de extrema direita é uma maneira do presidente tentar agitar sua militância em um momento em que perde espaço e aprovação, de acordo com as pesquisas mais recentes.

A perda de capacidade de mobilização levou também Bolsonaro a desistir da criação do Aliança pelo Brasil, partido que ele anunciou que criaria em novembro de 2019, depois de brigar e sair do PSL.

Nesta segunda, o presidente repetiu que irá procurar agora um novo partido para se filiar e que vai começar a discussão essa semana, depois da eleição no Parlamento.

“Olha, vai ser difícil formar o partido. Vai ser difícil formar. Problema burocrático. Então, tem que pensar em outra alternativa aí. Agora, estamos tendo tempo para discutir este assunto. Em 2018 não deu tempo”, disse aos apoiadores.

The post Tudo acaba um dia, diz Bolsonaro em recado a Maia appeared first on InfoMoney.