Julgamento de suspeição de Moro volta a pauta da 2ª Turma do STF nesta 3ª

BRASÍLIA (Reuters) – A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) volta nesta terça-feira ao julgamento da ação de suspeição do ex-juiz Sergio Moro nas condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro Nunes Marques, que havia pedido vista do processo, devolveu o caso para julgamento e o ministro Gilmar Mendes, presidente da Turma, o incluiu na pauta da tarde desta terça.

O julgamento na Segunda Turma foi suspenso no dia 9 deste mês com um empate em 2 a 2. Mendes, que havia pedido vista, apresentou seu voto e empatou o resultado. Já havia votado a favor da suspeição o ministro Ricardo Lewandowski.

Já os ministros Cármem Lúcia e Edson Fachin votaram contra. Ambos, no entanto, indicaram que irão fazer nova manifestação de voto.

As condenações de Lula por Moro já foram anuladas por Fachin, relator da operação Lava Jato no STF, que, na véspera da votação na Segunda Turma, decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para julgar os casos do ex-presidente, que não teriam relação direta com a Petrobras.

A decisão, com cinco anos de atraso, foi vista como uma tentativa de evitar o julgamento de suspeição de Moro, que pode anular de vez todas as sentenças de Lula e também de outros julgamentos do ex-juiz e ex-ministro da Justiça.

Os processos de Lula voltaram para a primeira instância, agora na Justiça Federal em Brasília, e com isso o ex-presidente recuperou seus direitos políticos e está apto a disputar a eleição do ano que vem.

Receba o Barômetro do Poder e tenha acesso exclusivo às expectativas dos principais analistas de risco político do país

Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

The post Julgamento de suspeição de Moro volta a pauta da 2ª Turma do STF nesta 3ª appeared first on InfoMoney.