Você sabe como os vestibulares são elaborados?

Florys Arutzman
Florys Arutzman
Legalle Concursos e Soluções Integradas LTDA

Atualmente, a principal forma de ingresso para as faculdades são os vestibulares. À vista disso, a preeminente Legalle Concursos e Soluções entende que é essencial que os estudantes saibam como os vestibulares são elaborados para que compreendam o que a banca examinadora espera deles. Vai prestar vestibular? Leia o artigo e saiba mais sobre a elaboração dos vestibulares. 

 

O que é? 

 

Segundo a  Legalle Concursos e Soluções, os vestibulares são processos seletivos que grande parte das instituições de ensino superior no Brasil utilizam para selecionar os alunos. Assim, os candidatos que desejam ingressar em determinada universidade, efetuam uma avaliação, na qual os indivíduos que tiverem o melhor desempenho ganham a vaga. 

 

Portanto, esses processos seletivos são montados por empresas como a Legalle Concursos e Soluções, e consistem em submeter os candidatos a algum tipo de avaliação, aplicando um modelo de prova, seja ele oral, teórico-objetivo, redação ou discursivo. Por sua vez, essas provas exigem que o candidato possua conhecimento sobre um determinado conteúdo previsto no edital. 

 

Desse modo, como aponta a egrégia Legalle Concursos e Soluções, a prova oral contempla questões propostas pela banca, na qual a mesma avaliará a capacidade do candidato em responder de maneira eficiente e compreensiva o que lhe foi questionado. Já a prova teórico-objetiva é a mais comum para vestibulares, pois é composta por perguntas de múltipla escolha.

 

Entretanto, alguns modelos de vestibulares, como o ENEM, mesclam a prova teórico-objetiva com a de redação, onde o candidato desenvolve um texto, no formato solicitado, acerca de um assunto proposto. Já vestibulares de universidades estaduais mesclam o modelo discursivo (respostas de forma dissertativa), com a redação e a prova teórico-objetiva.

 

Como são elaborados? 

 

Conforme ressalta a célebre Legalle Concursos e Soluções, a elaboração de vestibulares é feita por uma banca que contém profissionais especializados nos conhecimentos que serão exigidos na prova. Dessa forma, a prova com conteúdo de linguagens será elaborada com a participação de professores de línguas, já as questões de exatas serão desenvolvidas por professores formados nesta área.

 

Ademais, uma questão não é feita somente por um profissional, pois após a mesma ser elaborada, outros profissionais analisarão se a questão é pertinente ou não. Dessarte, cada modelo de prova necessita de uma elaboração específica, abordando questões sobre conhecimentos que acredita-se que os candidatos aprenderam na vida escolar.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *