Silvio Luis Leardini dá dicas de como fazer um ótimo café árabe

O café arábe é muito conhecido e renomado pela sua qualidade e forma de preparo, por isso, não é surpreendente encontrar o catálogo dessa bebida em diversas cafeterias ao redor do mundo, afirma Silvio Luis Leardini, apreciador nato de café, dá dicas de como preparar um ótimo café arábe.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o modo de preparo pode variar de região para região e muito por conta do Oriente Médio ser uma enorme porção de terra, por isso, esse modo de fazer o café não é nenhum dogma, afinal, há diversas maneiras de preparar essa bebida deliciosa.

O café arábico é um patrimônio cultural imaterial definido pela UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Estima-se que sua origem tenha sido há mais de 2000 anos e até hoje faz enorme sucesso entre as mesas árabes, bem como o sucesso que faz ao redor do mundo, diz Silvio Luis Leardini.

A bebida é popularmente acompanhada pelo tempero de Cardamomo, fazendo parte da família do gengibre, é uma planta acompanhada por frutos e sementes, dando um toque especial ao conjunto, contudo, vale ressaltar que a bebida também costuma ser consumida sozinha.

Silvio Luis Leardini indica comprar o pó de café já contendo o cardamomo, pois, dessa maneira, não há nenhuma sobreposição de sabores e, além disso, há um ótimo equilíbrio entre esses elementos.

Em tese o processo de preparo é muito simples, porém, atente-se às quantidades: são cinco xícaras de água e 5 colheres de chá de pó de café. O açúcar costuma ser, em média, 2 colheres, porém ele e o cardamomo são à gosto, ressalta Silvio Luis Leardini.

Continuamente, com a água em fogo médio, acrescente o açúcar e o café e mexa. Após a água entrar em processo de fervura, diminua o fogo e desligue a boca do fogão após 1 minuto a fim de esperar os solutos decantarem. Pronto, seu café já está pronto para ser servido!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui