Programas de Tv: conheça as habilidades essenciais de um apresentador

Florys Arutzman
Florys Arutzman
Elias Matogrosso

Os programas de TV fazem parte da grade televisiva há muitos anos, acompanhando muitas pessoas desde a infância até a vida adulta. Conforme explica Elias Matogrosso, apresentador de TV, estes programas consistem em formas de entretenimento que divertem, informam e levam cultura para dentro das casas das pessoas, o que exige um grande trabalho atrás e na frente das câmeras, de maneira a garantir que o melhor conteúdo seja exibido às famílias.

E você, já parou para pensar em como é formada a carreira de um apresentador de TV e quais são as habilidades necessárias para adentrar e ter destaque neste ramo? Se não, então este artigo foi feito para você. Se você se interessa pelo meio televisivo e tem interesse em saber mais sobre como ele funciona, ou até mesmo interesse em ingressar na área, acompanhe esta leitura até o final e fique inteirado do assunto. 

 

Como atua um apresentador de televisão?

 

O ramo do entretenimento é repleto de profissionais das mais diversas áreas. No caso dos apresentadores de TV, estes são como a alma do programa, pois recebem a função de conduzir a apresentação, instigar o público espectador, comunicar-se adequadamente, além de possuir uma excelente desenvoltura frente às câmeras, principalmente em programas ao vivo.

 

Quais as habilidades essenciais para um apresentador de TV?

 

De acordo com Elias Matogrosso, que atuou por 20 anos como apresentador nas redes Band, Record e SBT, são diversas as habilidades necessárias para o bom desempenho do apresentador de TV e, consequentemente, para um programa bem sucedido e com altos índices de audiência. Confira algumas delas a seguir.

 

Ter confiança e autenticidade

 

A confiança e a busca pela autenticidade são grandes diferenciais para quem deseja ingressar no meio televisivo, especialmente como apresentador de TV. A autoconfiança promove credibilidade à fala do apresentador, e sua autenticidade chama a atenção do público espectador, garantindo que o programa receba cada vez mais interesse em ser assistido. 

 

Conhecer a fundo sua audiência

 

Um bom apresentador é aquele que conhece bem sua audiência e seu público, pesquisa a fundo seus interesses e também sabe ouvir e levar em consideração suas demandas e opiniões por meio de pesquisas e questionários. Isso é de grande importância, conforme informa o empresário Elias Matogrosso, pois é para o espectador que os programas são realizados, a fim de que sua atenção seja captada.

 

Desenvolver boa comunicação e expressão corporal

 

Parece óbvio, mas é fundamental reafirmar a importância de uma boa comunicação e de uma expressão corporal bem desenvolvida para se tornar um apresentador de TV bem sucedido. A linguagem é o principal instrumento deste profissional, de maneira que toda técnica, estudo e desenvolvimento desta habilidade constituem ações essenciais para um desempenho de qualidade diante das câmeras e de sua plateia.

 

Em resumo, são muitas as habilidades que precisam ser aprimoradas para a profissão do apresentador de TV. Desenvolvê-las leva tempo e exige prática, mas, como frisa o locutor de rádio Elias Matogrosso, vale muito a pena qualquer investimento para chegar a tais fins, uma vez que uma boa apresentação promove o compartilhamento de ideias, o entusiasmo e a confiança do público, além de conexões significativas que com certeza irão gerar avanços notáveis na carreira. 

 

Quer ser um apresentador de sucesso? Então não perca tempo e coloque essas dicas incríveis em prática!

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *