Procuradoria para quem precisa de mediadores no meio jurídico

Florys Arutzman
Florys Arutzman
Dr. Amauri Jacintho Baragatti

Algumas pessoas ou empresas necessitam de um mediador entre os acordos de negociação. Diante disso, o advogado Amauri Jacintho Baragatti entende que a procuradoria é de suma importância para esse procedimento. Está pensando em ser um intermediador jurídico? Acompanhe o artigo e entenda melhor sobre o assunto.

 

O que é procuradoria?

 

Segundo o PhD em psicanálise Amauri Jacintho Baragatti, a procuradoria é uma área do direito tributário responsável por prestar assistência jurídica ou representar alguma entidade diante de acordos judiciais, no qual um advogado capacitado realiza a administração e organização da negociação, a fim de angariar os melhores acordos para seu cliente.

 

Ou seja, um procurador atua representando uma entidade em processos judiciais elaborando documentos que comprovem essa representação, e efetuando a entrada de recursos por intermédio de medidas protetoras permitidas pela legislação, com a finalidade de defender seu cliente diante de um julgamento. 

 

Quais são as áreas que um procurador pode atuar?

 

Ainda, como aponta o doutor Amauri Jacintho Baragatti, um procurador pode atuar em áreas distintas, realizando a defesa de uma entidade municipal, estadual ou federal. Desse modo, há duas categorias para a execução dessa profissão: procuradores que pertencem ao Ministério Público e os procuradores que integram uma união de advogados. 

 

Portanto, as áreas que um procurador pode atuar são:

 

  • Procurador de justiça;
  • Procurador da república;
  • Procurador do Ministério Público;
  • Procurador do Ministério Público da União; 
  • Procurador público conjuntamente ao Tribunal de Contas;
  • Procurador da fazenda nacional;
  • Procurador do estado.

 

Qual a importância da procuradoria?

 

Além do mais, como indica o célebre Amauri Jacintho Baragatti, a procuradoria tem o objetivo de auxiliar e representar uma entidade (seja ela municipal, estadual ou federal) nos processos jurídicos, administrando e garantindo ao Estado a consolidação de suas autarquias e fundações, e garantindo que o mesmo cumpra suas obrigações com a sociedade.

 

Logo, os profissionais que atuam nesta área desenvolvem um papel de suma importância, oferecendo a proteção contra a corrupção a partir da análise dos projetos governamentais, combatendo a sonegação de impostos (garantindo que nenhum órgão público deixe de efetuar seus pagamentos) e configurando a economia de recursos (fazendo com que os mesmos sejam entregues às instituições designadas. 

 

Quer combater a corrupção governamental? Se torne um procurador.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *