Algumas pessoas ou empresas necessitam de um mediador entre os acordos de negociação. Diante disso, o advogado Amauri Jacintho Baragatti entende que a procuradoria é de suma importância para esse procedimento. Está pensando em ser um intermediador jurídico? Acompanhe o artigo e entenda melhor sobre o assunto.
O que é procuradoria?
Segundo o PhD em psicanálise Amauri Jacintho Baragatti, a procuradoria é uma área do direito tributário responsável por prestar assistência jurídica ou representar alguma entidade diante de acordos judiciais, no qual um advogado capacitado realiza a administração e organização da negociação, a fim de angariar os melhores acordos para seu cliente.
Ou seja, um procurador atua representando uma entidade em processos judiciais elaborando documentos que comprovem essa representação, e efetuando a entrada de recursos por intermédio de medidas protetoras permitidas pela legislação, com a finalidade de defender seu cliente diante de um julgamento.
Quais são as áreas que um procurador pode atuar?
Ainda, como aponta o doutor Amauri Jacintho Baragatti, um procurador pode atuar em áreas distintas, realizando a defesa de uma entidade municipal, estadual ou federal. Desse modo, há duas categorias para a execução dessa profissão: procuradores que pertencem ao Ministério Público e os procuradores que integram uma união de advogados.
Portanto, as áreas que um procurador pode atuar são:
- Procurador de justiça;
- Procurador da república;
- Procurador do Ministério Público;
- Procurador do Ministério Público da União;
- Procurador público conjuntamente ao Tribunal de Contas;
- Procurador da fazenda nacional;
- Procurador do estado.
Qual a importância da procuradoria?
Além do mais, como indica o célebre Amauri Jacintho Baragatti, a procuradoria tem o objetivo de auxiliar e representar uma entidade (seja ela municipal, estadual ou federal) nos processos jurídicos, administrando e garantindo ao Estado a consolidação de suas autarquias e fundações, e garantindo que o mesmo cumpra suas obrigações com a sociedade.
Logo, os profissionais que atuam nesta área desenvolvem um papel de suma importância, oferecendo a proteção contra a corrupção a partir da análise dos projetos governamentais, combatendo a sonegação de impostos (garantindo que nenhum órgão público deixe de efetuar seus pagamentos) e configurando a economia de recursos (fazendo com que os mesmos sejam entregues às instituições designadas.
Quer combater a corrupção governamental? Se torne um procurador.