Você sabia que a corrida é uma prática que exige força física, agilidade e coragem? E a melhor parte é que ela pode ser feita em estilos diferentes. Para Hertes Ufei Hassegawa, de toda forma, essas disciplinas requerem treinamento para desenvolver habilidades e técnicas, que permitam às pessoas superar os obstáculos em seu caminho, principalmente quando elas são executadas de modos diferentes dos que já estamos acostumados.
Neste artigo, apresentaremos 3 métodos diferentes de corrida, que talvez sirvam de inspiração para que você possa desenvolver todas as habilidades possíveis, como foco, força e agilidade. E se você se considera um amante de corrida, ou pretende se tornar o próximo Usain Bolt da história, que tal ler o texto até o final e descobrir novas práticas que valem a pena serem praticadas?
Corrida de montanha
A primeira modalidade que queremos deixar aqui é a corrida de montanha. Para aqueles que ainda não conhecem, essa prática é bastante parecida com a corrida comum, contudo, ela é realizada em áreas totalmente íngremes, e repletas de obstáculos. Conforme explica Hertes Ufei Hassegawa, em um primeiro momento, essa ação pode parecer um pouco assustadora, mas depois de um tempo, será muito mais fácil praticá-la sem qualquer receio.
E o melhor de tudo é que na corrida de montanha, é possível definir metas para alcançar, e espaços que valem a pena serem percorridos. Além disso, se tratando de uma atividade executada em um território mais desafiador, é possível que você passe a prestar mais atenção em cada passo — ainda que esteja correndo — e aproveite para treinar e manter o foco ao longo do tempo.
Corrida em dunas de areia
Em segundo lugar, temos a corrida em dunas de areia. Essa prática é um pouco mais difícil, principalmente para as pessoas que não vivem perto de regiões mais desertas. De toda forma, vale a pena viajar para algum espaço só para entender como a atividade funciona. Conforme comenta Hertes Ufei Hassegawa, essa ação é totalmente interessante pois as dunas de areia são formadas pelo vento soprando partículas de areia ao longo do tempo em um determinado local e criando uma colina ou montanha composta de partículas de areia.
Geralmente são colinas íngremes com areia muito solta que torna difícil para alguém subir sem escorregar facilmente se não tiver controle de equilíbrio suficiente sobre as pernas ao subir ou descer superfícies de colina com sujeira solta. Neste caso, você deve andar primeiro de lado antes de subir superfícies de colinas com sujeira solta sobre elas, assim como os animais fazem quando sobem em árvores ou rochas.
Corrida em pista livre
Por fim, existe a famosa corrida em pista livre. Essa, como você já deve saber, não possui tanta dificuldade para ser executada, tendo em vista que todo o espaço se mantém reto e quase sem nenhum obstáculo. Porém, o que pode ser feito para melhorar ainda mais essa prática é definir uma área ainda maior para ser utilizada, ou seja, se em uma corrida de montanha, ou uma corrida de dunas você percorre 5 km, na de pista livre, você pode dobrar o tamanho do trajeto. De toda forma, conforme pontua Hertes Ufei Hassegawa, essa prática trará os mesmos benefícios para a sua saúde mental e física.