Oportunidade para todos: filantropia nas cotas

Florys Arutzman
Florys Arutzman
Wemerson Paneguini

As ações sociais possuem o objetivo de desenvolver uma sociedade mais igualitária. À vista disso, os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini entendem que as cotas são um ato filantrópico que contribuem para uma sociedade mais justa, estabelecendo oportunidade para todos. Quer saber mais a respeito das cotas? Prossiga com a leitura e entenda como esse ato filantrópico contribui para a humanidade. 

 

Nem todos possuem a mesma vida

 

De acordo com os renomados Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, é evidente que nenhum ser humano possui o mesmo estilo de vida dos outros. Assim, a presença das desigualdades sociais começa quando, por diversos fatores, alguns indivíduos não apresentam a mesma oportunidade de crescimento pessoal que outros. 

 

Isso ocorre por conta de algum fato ocorrido no histórico familiar da pessoa, que acaba por confiscar seus direitos de uma vida digna. Por exemplo, alguém que vive em uma comunidade dentro da periferia, por questões históricas e financeiras, acaba tendo que trabalhar para sustentar a família, perdendo a oportunidade de se dedicar aos estudos. 

 

Instituições de ensino e as cotas

 

Portanto, como comentam o empresário Wemerson Paneguini, diante de fatores como os apresentados acima, não é justo que um indivíduo com uma condição financeira precária, que precisa trabalhar para ajudar a família, não conseguindo se dedicar aos estudos, passe pela mesma avaliação de outro, que não tenha essa dificuldade, para adentrar em uma instituição de ensino superior. 

 

Desse modo, as cotas atuam como uma atitude filantrópica, a fim de disponibilizar vagas para indivíduos de baixa renda ou provenientes da formação de um ensino médio público (que no Brasil não possui tanto prestígio quanto o ensino médio particular) para que os mesmos tenham a oportunidade de cursar um ensino superior de qualidade. 

 

Benefícios das cotas para a humanidade

 

Logo, como indica Ana Lúcia Lopes Paneguini, existem diferentes tipos de cotas que visam disponibilizar as mesmas oportunidades para a população mais assolada pelo preconceito, proporcionando benefícios para a humanidade, como ajudar a desenvolver uma sociedade mais ética e respeitosa. 

 

Além do mais, outros benefícios da presença das cotas nas vagas de processos seletivos são: 

 

  • Diminuem a desigualdade étnica e social;
  • Proporcionam oportunidades para a população menos favorecida; 
  • Reforçam a isonomia; 
  • Contribuem para a inclusão social e para uma sociedade mais empática.

 

Quer contribuir para uma sociedade mais empática? Adote o sistema de cotas em sua empresa. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *