O que é e como tratar a cistite

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

A cistite é uma inflamação na bexiga que merece a devida atenção devido ao grau de risco de contaminação dos rins, afirma o médico urologista Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Seu principal sintoma é a vontade frequente de urinar, bem como dor e ardência.

Vale ressaltar que infecção na urina é diferente da cistite, tendo em vista que infecção urinária é um nome generalista usado para identificar problemas e patologias no trato urinário.

Outro ponto importante sobre a cistite é acerca de seu diagnóstico, como dito acima, seus principais sintomas incluem problemas na hora da micção, como dor e ardência, indícios que, na maioria das vezes, passam despercebidos e subjugados pelas pessoas, fala o médico Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.

Dessa forma, é imprescindível a realização de consultas e exames laboratoriais, como os de urina,  de forma assídua para que se tenha um acompanhamento adequado e preciso do início e do avanço da patologia, pois se a doença acometer os rins, o processo cirúrgico se transforma em um procedimento árduo e perigosos.

Acerca do tratamento da cistite, o próprio organismo do indivíduo consegue eliminar essa bactéria, porém, se os sintomas persistirem, o tratamento geralmente é feito com o uso de antibióticos e fármacos específicos indicados por médicos especializados, narra o médico Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, doutor em urologia na Universidade Federal de São Paulo.

Além disso, é indicado a ingestão abundante de água, urinar com frequência (imprescindível após as relações sexuais) e não segurre o xixi por muito tempo, evite roupas justas e pratique bons habitos higienicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui