Mercado aposta em alta das taxas dos títulos do Tesouro dos EUA

(Bloomberg) – Há mais indicações de que os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA vão continuar subindo, mesmo se o presidente do banco central americano, Jerome Powell, transmitir um tom mais equilibrado no importante encontro de Jackson Hole esta semana.

O rendimento dos títulos públicos de cinco anos – prazo que captura simultaneamente as expectativas de variação das taxas de juro de curto prazo e o ritmo de compra de títulos de prazo mais longo pelos bancos centrais – subiu quase 0,20 ponto percentual desde a mínima atingida este mês, prorrogando o seu desempenho inferior em relação ao resto da curva de juros desde fevereiro.

O avanço do rendimento ocorre em um momento em que o mercado parece ter desconsiderado a perspectiva de que Powell assumirá uma postura mais agressiva.

A previsão é que ele sinalize uma eventual redução do estímulo monetário durante o simpósio anual da instituição em Jackson Hole, nas montanhas do estado de Wyoming.

Para estrategistas do ING liderados por Padhraic Garvey, o baixo custo relativo dos títulos de cinco anos em comparação com os papéis com vencimento em dois e 10 anos sugere haver impulso “residual” para rendimentos mais altos.

Um posicionamento mais balanceado pode levar as taxas de mercado a testarem níveis mais altos, afirmou Garvey, do ING. “Pode ser provisório, mas parece ser o caminho de menor resistência.”

O tamanho do apetite do investidor por dívida pública dos EUA ficará mais claro hoje, quando o Tesouro leiloar US$ 61 bilhões em notas de cinco anos.

Modelos algorítmicos que contemplam impulso, volatilidade e condições de carregamento dos papéis têm motivado o desmonte de posições compradas em títulos do Tesouro, disse Mohit Kumar, estrategista da Jefferies International.

Isso significa que os fluxos podem ser suficientes para manter a desvantagem dos títulos do Tesouro, mesmo que Powell se recuse a sinalizar claramente quando começará a retirar o apoio ao mercado de dívida.

“Os últimos dois meses foram positivos em termos de duration, com sazonalidade favorável para carregamento e baixa volatilidade”, avaliou Kumar, que está vendido em títulos do Tesouro com vencimento em cinco anos.

“Esperávamos algum desmonte de posições compradas com a aproximação do evento de volatilidade de Jackson Hole e a diminuição da sazonalidade para carregamento de papéis.”

Calcule sua renda com FIIs
Baixe uma planilha gratuita que mostra o retorno com dividendos de uma carteira de fundos imobiliários:

Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

The post Mercado aposta em alta das taxas dos títulos do Tesouro dos EUA appeared first on InfoMoney.