China diz que empresas de games devem evitar foco em lucros e leva à forte venda de ações do setor

(Bloomberg) — Reguladores chineses convocaram empresas de jogos, incluindo Tencent e Netease, para discutir uma maior supervisão do setor e a necessidade de reduzir os lucros, o que levou a uma forte venda de ações do segmento.

A ação da Tencent, maior empresa de games do país, mergulhou 6,7%, perto da maior queda desde julho, enquanto os papéis da rival Netease, de menor porte, perderam 7,7%.

O Departamento de Publicidade do Comitê Central do Partido Comunista da China, a Administração Nacional de Imprensa e Publicação e duas outras agências convocaram a reunião para comunicar os planos com o objetivo de intensificar a supervisão e começar a fiscalizar práticas ilegais, segundo a agência estatal de notícias Xinhua.

Na semana passada, o governo divulgou novos regulamentos para o setor, limitando o período que crianças podem jogar videogames a três horas por semana.

As agências disseram que as empresas devem cumprir as novas regulamentações e se afastar do “foco solitário de perseguir lucros” para evitar que menores de idade se tornem viciados em jogos. Também devem remover “conteúdo obsceno e violento” e evitar “tendências prejudiciais, como culto ao dinheiro e efeminação”.

“As autoridades ordenaram que empresas e plataformas reforcem a análise do conteúdo de seus jogos”, disse a Xinhua. “As plataformas também devem resistir à concorrência desleal para evitar concentração excessiva de mercado ou mesmo monopólios no setor.”

Ações de empresas de jogos chinesas listadas nos EUA se desvalorizaram, com o papel da Bilibili em queda de 5,9%. O índice Nasdaq Golden Dragon China caiu 3,3%. A Netease disse em comunicado que cumprirá as regulamentações para evitar a dependência de jogos e promoverá videogames de maior qualidade para menores de idade.

“Acreditamos em jogos saudáveis e levamos muito a sério a saúde física e mental de menores de idade”, disse a Tencent em comunicado. “Agradecemos a diretriz e instrução dos reguladores relevantes e trabalharemos duro para estar em total conformidade com todas as regras relacionadas ao vício em jogos juvenis e regulamentação de conteúdo.”

©2021 Bloomberg L.P.

The post China diz que empresas de games devem evitar foco em lucros e leva à forte venda de ações do setor appeared first on InfoMoney.