Conheça os benefícios da educação socioemocional

Florys Arutzman
Florys Arutzman
Sergio Wilfrido Vasques Benitez

Cada vez mais ouve-se falar sobre a aprendizagem socioemocional e os diversos benefícios que ela acarreta para as crianças e os adolescentes principalmente. O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez veio falar um pouco mais sobre esse assunto e apontar os benefícios mais expressivos da educação socioemocional. Se você tem vontade de aprender mais sobre o tema, acompanhe:

Tanto o estudo como as aplicações da aprendizagem socioemocional nas instituições de ensino infantil, envolvem muitos pesquisadores das áreas de educação, psicologia, pedagogia, neurociência, andragogia e diversos outros segmentos. Os resultados dessas pesquisas comprovam que o convívio social e o desempenho acadêmico de crianças que tiveram suas competências socioemocionais desenvolvidas são muito melhores.

Além disso, esses resultados também demonstram a influência positiva da educação socioemocional no autocontrole dos alunos, nas relações com as pessoas dentro e fora do ambiente escolar, na redução de conflitos e até no bullying, aponta Sergio Wilfrido Vasques Benitez. Vamos ver outros benefícios que comprovam como o desenvolvimento das habilidades socioemocionais são importantes para a formação das pessoas:

Melhora o rendimento escolar

A educação socioemocional é um dos caminhos encontrados pelos educadores para manter os alunos interessados. É interessante incluir na rotina brincadeiras que vão auxiliar no desenvolvimento de habilidades para compreender as próprias emoções. Pensando nisso, o papel dos educadores é ajudar as crianças a encontrarem os caminhos para lidar com o que sentem. Isso reflete muito no desempenho escolar.

Melhora a relação intrapessoal

O relacionamento intrapessoal refere-se à capacidade de se relacionar com os seus próprios sentimentos, pensamentos e emoções, explica Sergio Wilfrido Vasques Benitez. A confiança, o autoconhecimento e a autoestima são fatores que influenciam muito na formação de pessoas capazes de lidar com desafios propostos ao longo da vida. A educação socioemocional tem também esse papel.

Melhora as relações interpessoais

Além de ajudar a desenvolver uma boa relação com si mesmo, a educação socioemocional melhora também as relações com outras pessoas. Essa é uma das habilidades mais importantes que alguém pode ter. Com as informações trazidas por Sergio Wilfrido Vasques Benitez você já sabe a importância de investir na inteligência socioemocional das crianças e dos adolescentes, dentro e fora do contexto escolar. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *