Vinhos Biodinâmicos – entenda o que é e qual a diferença

Florys Arutzman
Florys Arutzman

De acordo com o proprietário da vinícola Villa Santa Maria, Marco Carbonari, o vinho biodinâmico é aquele que é produzido a partir dos conceitos dessa agricultura, partindo desde a preparação do solo até o momento da colheita.

Marco Carbonari revela que esse sistema ecologicamente correto foi criado ainda no século 20, possuindo como base a utilização de fertilizante natural para o cultivo, respeitando, desta forma, a natureza e a rotação cultural.

Sabendo disso, Marco Carbonari comenta que a procura por vinhos elaborados a partir desta técnica vem crescendo cada dia mais, principalmente pelo fato de se tratar de uma forma mais respeitosa de usufruir do meio ambiente e, além disso, traz uma qualidade evidente ao rótulo.

No entanto, para possuir a certificação necessária para produzir os vinhos biodinâmicos existe um longo caminho a ser percorrido, uma vez que esse processo é realizado por diversas associações. Marco Carbonari informa que, atualmente, três delas dominam o mercado: Demeter, Biodyvin e a Respect Biodyn.

Segundo Marco Carbonari, o vinho dinâmico não possui grandes diferenças do vinho comum em relação ao aroma e paladar. No entanto, o vinho biodinâmico é mais saudável, uma vez que seu processo é, em suma, artesanal e não contém substâncias químicas em sua composição.

Quer aprender mais sobre o universo dos vinhos? Marco Carbonari te convida a vinícola Villa Santa Maria, localizada no Vale do Baú em São Paulo. Além da divina experiência gastronômica, você irá se encantar com toda a tradição, cercada por um cenário natural de tirar o fôlego! Saiba mais no site: https://villasantamaria.com.br/visita/

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *