Bâtonnage: A técnica para conservar a complexidade dos vinhos

Florys Arutzman
Florys Arutzman

Bâtonnage é uma técnica muito utilizada no universo dos vinhos para proteger a complexidade da bebida. No entanto, de acordo com o proprietário da vinícola Villa Santa Maria, Marco Carbonari, para entender esse processo, é necessário, primeiramente, compreender as etapas da fermentação.

É na fermentação que os açúcares da uva se convertem em álcool por conta das leveduras, deixando também, segundo Marco Carbonari, diversas outras substâncias presentes no vinho, criando o que é chamado de borra. Essa borra é sólida e, por conta disso, fica depositada no fundo dos recipientes da fermentação.

Marco Carbonari revela, então, que é a partir daí que a técnica Bâtonnage é utilizada, consistindo, basicamente, na movimentação da borra para que ela se misture com líquido da bebida.

O enólogo é o responsável por utilizar o bastão, ainda nas barricas. A borra costuma ficar em contato com o vinho para que a bebida consiga extrair aromas, sabores e texturas mais complexas, trata-se do método de sur lie, cabendo ao enólogo decidir o tempo de duração, podendo chegar a vários meses. Porém, quando essa prática é utilizada, o vinho pode, futuramente, necessitar de redução.

Sendo assim, o Bâtonnage aumenta a exposição do vinho com as substâncias, trazendo sensações mais agradáveis, equilibradas e redondas durante o consumo. Marco Carbonari informa apenas que a técnica não deve ser usada inúmeras vezes, isso porque pode afetar a qualidade do vinho, diminuindo sua personalidade.

Por fim, Marco Carbonari comenta que o método Bâtonnage e o Sur Lie podem ser utilizados tanto em vinhos brancos como em tintos.

Quer aprender mais sobre o mundo dos vinhos? Marco Carbonari convida todos a uma visita à vinícola Villa Santa Maria, onde além de degustar vinhos únicos, você poderá vivenciar uma experiência gastronômica excepcional. Acesse o site e saiba mais: https://villasantamaria.com.br/visita/.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *