Centro de Inovação de Blumenau é inaugurado

O prédio fica no Campus 2 da Furb

A partir de agora, o CIB será o ponto de referência do projeto em execução do chamado Distrito de Inovação de Blumenau

Blumenau é a nona cidade a contar com um dos Centros de Inovação que integram a rede catarinense de fomento ao setor em todas as regiões. Com a presença do governador Carlos Moisés, o espaço foi inaugurado nesta quinta-feira (17) e já conta com mais de 90% de ocupação. “Blumenau já é uma cidade inovadora, temos aqui investimentos históricos com o Entra 21 e outras parcerias com o município e a universidade. Agora, o Centro de Inovação vem para fazer a sinapse de Blumenau, região e todas as outras estruturas da rede, gerando riqueza, emprego e renda”, frisa Moisés.

O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, afirmou que o Centro de Inovação vai unir empreendedorismo e inovação, características que se destacam na economia de Blumenau e região. Ele também enaltece a parceria com a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e a contribuição histórica da instituição na formação de profissionais e geração de conhecimento. “O Centro de Inovação reúne tudo isso e o resultado é mais oportunidades e desenvolvimento. Quando todos os centros estiverem operando, esse benefício será potencializado em todas as regiões. A partir daí surgirão as ideias e negócios que vão transformar o modelo catarinense”, avalia.

Estrutura
O prédio que fica no Campus 2 da Furb tem uma área construída de 4,1 mil metros quadrados. São cinco andares. No térreo, a estrutura conta com uma recepção e auditório com capacidade para 150 pessoas. No segundo andar fica o mezanino com salas de reuniões e treinamentos, locais que poderão ser locados pelas empresas que estarão no CIB ou mesmo comunidade externa.

No terceiro e quarto andares estão os espaços reservados para empresas e entidades. Entre as que já garantiram seus locais estão a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), Blusoft, além de várias companhias, como a Eletro Aço Altona, a Cia. Hering e a Viacredi. O quinto andar tem sala de reuniões e área para eventos, também disponíveis para locação para a comunidade externa. A entidade gestora do CIB é o Instituto Gene.

A partir de agora, o CIB será o ponto de referência do projeto em execução do chamado Distrito de Inovação de Blumenau, que engloba uma área de 3,4 quilômetros quadrados entre os bairros Itoupava Seca e Victor Konder, onde estão centralizadas universidades, incubadora, empresas de tecnologia, coworkings e outras instituições.

O Centro de Inovação Blumenau (CIB) integra a Rede Catarinense de Centros de Inovação. Ela é formada pelos CI de Lages (Orion Parque), CI de Jaraguá do Sul (Novale), CI de Videira ( Dante Martorano), CI de Caçador ( Inova Contestado), CI de Joinville (Ágora Tech Park), CI de Florianópolis (Acate), e os recentemente inaugurados Centro de Inovação Tecnológica de Chapecó – Prefeito Ledônio Migliorini, o Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe – Inovale, em Joaçaba e agora o CIB.