SC lança programa de inovação voltado para o agronegócio

Agritechs, foodtechs e as ICTs cadastradas estarão aptos a participarem das ações implementadas pelo Agroinovação SC

O objetivo é estimular iniciativas inovadoras e aprimorar as políticas públicas voltadas para o setor produtivo

A secretaria de agricultura catarinense e suas empresas vinculadas – Epagri, Cidasc e Ceasa – lançaram o Programa Agroinovação SC. O objetivo é estimular iniciativas inovadoras e aprimorar as políticas públicas voltadas para o setor produtivo. As ações já executadas terão uma nova diretriz e a meta é fomentar o ecossistema de inovação voltado ao agro. O novo Programa contempla diversas ações, entre elas o mapeamento do setor de inovação, capacitação e melhoria da conexão entre startups e setor produtivo. Além disso, a Secretaria da agricultura , Epagri, Cidasc e Ceasa passarão por uma mudança de diretrizes, focando no futuro da agropecuária.

A intenção é incorporar iniciativas inovadoras nas políticas públicas, atividades de fomento, pesquisa, extensão rural, comercialização e defesa agropecuária de Santa Catarina. O primeiro passo será conhecer o que vem sendo desenvolvido de pesquisas ou soluções com possibilidade de aplicação prática para a agricultura catarinense. O Programa Agroinovação SC será desenvolvido com o apoio do VIA Estação Conhecimento, grupo de pesquisa ligado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a secretaria da agricultura publicou dois editais para mapear startups e Instituições de Ciência, Tecnologia e de Inovação (ICTs) especializados no setor agropecuário e promover conexões entre o ecossistema de inovação e as cadeias produtivas. As agritechs, foodtechs e as ICTs cadastradas estarão aptos, de forma não exclusiva, a participarem das ações implementadas pelo Agroinovação SC e pelo Núcleo de Inovação Tecnológica para a Agricultura (Nita), bem como de outras iniciativas e políticas que poderão ser implementadas.

As startups e ICTs interessados em participar do edital podem se inscrever através neste link até o dia 9 de dezembro. Clique aqui para ler o edital completo.