Profissional 5G

Se está à procura de uma colocação no mercado de trabalho, o tema 5G pode surgir em suas entrevistas

Se está trabalhando, procure participar de debates sobre 5G e saber como a sua área e sua profissão serão impactadas

Você, assim como eu, deve estar acompanhando as movimentações sobre a chegada da tecnologia 5G no Brasil. Agora é para valer: após o leilão previsto para acontecer em 2021, as empresas de tecnologia começarão a implementar um amplo plano para que isso chegue até nós, consumidores. Hoje a pauta está com um viés político, mas teremos uma definição. Enquanto isso, nós, trabalhadores precisamos nos preparar para a inteligência artificial que vai tomar conta de nosso dia a dia. Especialistas com quem conversei afirmam que o 5G não é só uma internet poderosa em velocidade, ela será uma nova forma de se ver a internet, diferente do que estamos acostumados. Hoje, com o 4G, conseguimos nos conectar entre pessoas. Já a nova tecnologia vai permitir nos conectarmos com as coisas. Isso realmente muda tudo.

Então, minha sugestão: fiquemos atentos ao que está por vir. Se está trabalhando, procure participar de debates sobre o tema e busque saber como a sua área e sua profissão serão impactadas. Se está à procura de uma colocação no mercado de trabalho, fique atento, porque este tipo de indagação pode surgir em suas conversas de avaliação de oportunidades. O ponto positivo é que quase todos nós ainda estamos na fase “curiosa sobre o tema”, com um amplo mercado a desvendar. Porém, já temos uma ideia de quais setores serão primeiramente agraciados. Listei alguns para você colocar como itens a serem trabalhados em suas agendas de aprendizado constante.

Transportes — Somos um país ainda rodoviário. O 5G vai incentivar o uso dos carros autônomos e configurações de veículo para veículo ou de veículo para infraestrutura. É o futuro se aproximando.

Indústria – A produção dentro das fábricas está ligada à automação. O êxito das receitas vai depender dos processos que serão implantados e do conhecimento das pessoas em aplicar a tecnologia.

Saúde – Em evidência atualmente, nessa área a promessa é se ter um salto. Teleconsultas, telecirurgia, acompanhamento de pacientes, entre outras ferramentas devem facilitar a vida dos profissionais e pacientes. Vai exigir, neste caso, conhecimento de manuseio de ambos os lados: profissionais da saúde e dos cidadãos.

Cidades e campo – Nossas fazendas serão ainda mais inteligentes. Grande parte da riqueza de nosso país está no agronegócio, e o 5G pode alavancar ainda mais a produtividade e rentabilidade. A barreira, porém, está na conectividade, que precisa avançar. Nos centros urbanos, o conceito de “cidade inteligente” vai deslanchar nos transportes, lazer, segurança pública, edifícios, escolas, faculdades, entre outros aspectos.

As oportunidades estão aí. Estude, fique bem informado e seja você também o “Profissional 5G” que o mercado espera para um futuro bem próximo.