Vacinas da Pfizer e AstraZeneca estão em revisão no Reino Unido

(Bloomberg) — A agência reguladora de medicamentos do Reino Unido iniciou revisões aceleradas de vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas pela Pfizer e AstraZeneca, quando o país se prepara para aprovar a primeira vacina eficaz o mais rápido possível.

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA, na sigla em inglês) deu início à chamada revisão contínua da vacina da Pfizer nas últimas semanas, segundo uma pessoa com conhecimento do assunto que não quis ser identificada.

A agência também realiza uma revisão rápida da vacina da Astra, que a empresa desenvolve em conjunto com a Universidade de Oxford, confirmou um porta-voz da farmacêutica.

As revisões contínuas permitem que reguladores vejam dados clínicos em tempo real e discutam com as empresas sobre os ensaios e processos de fabricação em andamento para que as aprovações possam ser concedidas mais rapidamente.

A abordagem tem como objetivo acelerar o acesso a medicamentos e vacinas quando houver necessidade de saúde pública.

A medida está em linha com os planos do Reino Unido de se adiantar à União Europeia na liberação de uma vacina.

Embora o Reino Unido ainda esteja sujeito ao processo de aprovação da Agência Europeia de Medicamentos até o final da transição do Brexit este ano, o governo britânico disse que, se houver um caso convincente para agir mais rapidamente do que a EMA, consideraria uma autorização temporária para uma vacina não licenciada.

A Pfizer não quis comentar. Uma porta-voz da MHRA disse que a agência não poderia comentar sobre as revisões em andamento devido ao sigilo comercial.

Pfizer e Astra estão na liderança entre desenvolvedores que poderiam ter vacinas liberadas para uso neste ano. A empresa norte-americana, que desenvolve sua vacina em parceria com a alemã BioNTech, espera divulgar dados iniciais do ensaio em estágio final no mês que vem e pode solicitar autorização de uso de emergencial nos EUA logo depois.

A Pfizer disse nesta semana que ainda não atingiu um marco importante que ajudará pesquisadores a saber o quão eficaz é a vacina. Astra e Oxford também têm como objetivo a publicação de dados de ensaios em estágio avançado neste ano.

A Moderna, outra líder na corrida por uma vacina, também disse nesta semana que havia iniciado uma revisão rápida de seu medicamento no Reino Unido. Revisões em andamento de vacinas da Pfizer e da Astra na Europa foram anunciadas pela EMA anteriormente neste mês.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:

Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

The post Vacinas da Pfizer e AstraZeneca estão em revisão no Reino Unido appeared first on InfoMoney.