Weg equipa o maior projeto de irrigação por elevação do mundo

Motores com 262 toneladas são os maiores já construídos pela companhia em solo indiano

Obra abrirá muitas outras oportunidades globais no segmento de água e saneamento para a companhia catarinense

Para resolver a situação da escassez de água de Telangana, uma região árida no sul da Índia, o país construiu o maior projeto de irrigação por elevação do mundo, o Kaleshwaram Lift Irrigation Scheme (KLIS). Inaugurado recentemente, o projeto não só está reforçando o armazenamento de água disponível para irrigação de 8 mil quilômetros quadrados de terra de 13 distritos do estado, como também está aumentando os níveis de água subterrânea no Cinturão do Rio Godavari, para abastecer indústrias e melhorar as oportunidades de subsistência da população, por meio de atividades agrícolas associadas a pesca e turismo.

A Weg está presente no projeto fornecendo 14 motores de 40 MW para a Xylem India, um dos maiores fabricantes de bombas hidráulicas do mundo, que acopla esses motores às suas bombas de alta capacidade e fornece para a Megha Engineering & Infrastructures, empresa responsável pela engenharia, compras e construção da KLIS. Os motores, os maiores já produzidas pela Weg em sua fábrica da Índia, pesam individualmente 262 toneladas e foram todos montados e testados no local do projeto.

Do início da construção desta estação da KLIS, em 2018, até a conclusão, em junho de 2020, a Weg somou aproximadamente US$ 26 milhões de faturamento, tendo instalado 22 motores com potência de 27 MW a 40 MW. “Essa gigante obra de engenharia que nos abrirá muitas outras oportunidades globais no segmento de água e saneamento”, prevê João Paulo Gualberto da Silva, diretor superintendente da Weg Energia.

Atendendo o mercado indiano desde 2001, a companhia de Jaraguá do Sul (SC) é hoje uma marca consolidada no sudeste asiático, especialmente no segmento de máquinas elétricas girantes de alta tensão, onde destaca-se no fornecimento de motores síncronos, especialmente projetados para transposição de rios e irrigação, bem como de motores de indução, além de hidrogeradores e turbogeradores.