Liderança empresarial: erros que você não deve cometer

Florys Arutzman
Florys Arutzman
Marco Antônio Carbonari

A liderança é um cargo que exige muitas qualificações e possui muitas responsabilidades. O erro constante de um líder vai atrapalhar o bom andamento do trabalho em equipe. Pensando nisso, o empresário Marco Antonio Carbonari selecionou alguns erros para você, na sua posição de líder, refletir se está cometendo algum deles e corrigi-los para não prejudicar o seu trabalho. Confira:

Não dar exemplo

A figura que uma equipe coloca como referência de trabalho e comportamento no ambiente de trabalho, é o líder. Desse modo, demonstre sempre quais são os seus propósitos, integridade e responsabilidade para se tornar uma inspiração para as pessoas que trabalham com você. Não fique cobrando das pessoas posicionamentos e atitudes que você mesmo não tem, seja um líder íntegro.

Não oferecer feedback

Esse é um dos erros mais graves que um líder pode cometer, aponta Marco Antonio Carbonari. O feedback é uma tarefa primordial da gestão de pessoas e é uma das tarefas básicas de um líder. O feedback não deve ser feito uma vez ao ano apenas para cumprir as avaliações, mas sim de maneira constante, construtiva e de um jeito individualizado e respeitoso. Sempre forneça feedbacks para sua equipe.

Não dar voz para sua equipe

É extremamente desmotivador trabalhar com um líder que não acata novas sugestões, que ignora a opinião da equipe e não promove o diálogo no ambiente de trabalho. Por isso, valorize as ideias da sua equipe e peça a opinião deles acerca das tarefas, dos problemas e de tudo que envolve o ambiente de trabalho. Essa troca vai acrescentar positivamente no desempenho de todos.

Não tenha medo de correr riscos

As empresas atualmente estão valorizando cada vez mais a inovação, afirma Marco Antonio Carbonari. E quando se trata de inovar, é preciso correr riscos. Um líder que transmite insegurança para sua equipe, acaba perdendo a credibilidade em relação à sua liderança. Comece a ver os erros como uma parte do processo de aprendizagem, isso vai fortalecer não só você, mas toda a sua equipe.

Não incentivar o conhecimento

Um bom líder deseja crescer junto com sua equipe. Pensando nisso, invista no conhecimento da sua equipe, faça isso indicando cursos, livros, palestras e incentivando as pessoas a buscar conhecimento e aprimorar suas habilidades, explica Marco Antonio Carbonari. Esperamos que essas dicas possam te ajudar a exercer uma boa liderança. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *